Ensino Médio

“A Escola é: o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… Escola é, sobretudo gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima (…). “Escola”, Paulo Freire (1996, p.36) via Bianca Wild

O Ensino Médio é um momento em que os estudantes estão fazendo escolhas importantes para o futuro profissional. O Colégio EAC apoia cada uma delas: seja o Enem, o vestibular ou um intercâmbio. Não importa! Garantimos que eles saiam preparados para traçar o próprio caminho. Oferecemos as ferramentas necessárias para que os estudantes desenvolvam suas habilidades. Todo o processo de ensino que começamos nos anos anteriores é consolidado nesse percurso. Os estudantes ampliam a capacidade argumentativa, o senso crítico e aumentam o engajamento, através do Sistema de Ensino Poliedro.

O Poliedro O Sistema de Ensino Poliedro possui duas orientações básicas:

1. Afastar-se da educação tradicional e rígida, mais adequada para formar autômatos do que seres pensantes e preparados para a vida. Esta condição formará indivíduos preparados para o exercício da cidadania e para a realização dos bons exames de vestibular, que exigem raciocínio, capacidade interpretativa e outras diversas competências cognitivas;
  2. Negar fundamento às pedagogias pós-modernas que descuidam do conteúdo e enfatizam tênues “habilidades cognitivas”, como se fossem inatas e não tivessem se desenvolvido em relações dinâmicas com o desenvolvimento das ciências, dos códigos, da matemática. Também rechaça os formuladores de um ensino prático, utilitarista, que desconhecem a necessidade de desenvolvimento da capacidade de abstração dos alunos e desejam mantê-los no estágio do raciocínio operatório.

Articulador pedagógico: Josivaldo Bragion
Letras – habilitação Português e Inglês, Unimep
Especialização em Gestão Escolar, Unifac (Botucatu)
Docência Língua Inglesa, Faculdade São Luiz (Jaboticabal)
Relações Interpessoais na Escola e a construção da autonomia moral, Unifran/Unicamp, Campinas
Programa de Formação Docente – Instituto Piaget Almada e Arcozelo (Portugal);
Correção de redação/ Redações para vestibular, Unicamp, Campinas
Teoria Literária/ Literatura do vestibular, Usp – SP
Design Thinking: ferramenta para inovação e cocriar em seus projetos – Rede aprendente
Liderança no contexto escolar – Rede Aprendente